domingo, 22 de maio de 2011

TRABALHANDO COM PROJETOS- FACILITA A APRENDIZAGEM

Trabalhando com Projetos.
Considerando o entendimento do educador Fernando Hernandez, em trabalhar com projetos, onde à facilidade de compreensão do conteúdo e interação com as disciplinas, sem deixar perder o foco, em uma atuação conjunta aos alunos, ajudando os docentes a desenvolverem a consciência sobre o processo de ensino aprendizagem em que, todos os projetos devem estar voltados a um conteúdo, porque, além de desenvolver o processo de aprendizagem, ele estabelece limites com metas de conclusão do trabalho, sendo esse projeto pedagógico, a maneira de descobrir, com maior seriedade, o nível de aprendizagem dos decentes.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Trabalho com 1º ano, onde os alunos são alfabetizados com a metodologia do pós-construtivismo. Esse projeto consiste em trabalhar os animais, fazendo uso do texto “O ELEFANTINHO NO POÇO”, de onde elaboro atividades de contexto semântico, deixando a proposta artística contemporânea, em destaque.
PROJETO:
* Texto:
O ELEFANTINHO NO POÇO
História e ilustrações originais: MARIE HALLETS Tradução: MARIA CLARA MACHADO
*Atividades:
Palavras chaves relacionadas ao texto;
Atividades de leitura e escrita;
Jogos relacionados;
Trabalho de artes visuais com sucata e dobradura: montar os animais e fazer um álbum com as palavras escritas e digitalizadas.
Trabalhei no ano passado com essa metodologia, mas não tenho o registro das aulas de artes onde confeccionamos em dobradura os animais. Esse é o exemplo que usei para montar o álbum que confeccionei com os meus alunos, por indicação de minha orientadora no curso de alfabetização. Usei muitos jogos fazendo com que o aluno forme o pensamento partindo para o aprendizado.

Este projeto foi feito pelo GEEMPA, onde participei no ano de 2010 em Porto Alegre, com a profª Esther Pillar Grossi, e apliquei em meus alunos por a escola ter escolhido este projeto de alfabetização e, foi maravilhoso, onde tive uma aprendizagem e alfabetização de 99% dos alunos do 1º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário