domingo, 22 de maio de 2011

Relato de professores

Educação Infantil - Nível 3

Escola Municipal - Professora estagiária e estudante do magistério

Idade - 2 a 3 anos

Relato o trabalho feito por essa professora, pois chamou a atenção de todos pelo desempenho e controle da disciplina com as aulas de artes visuais.
A professora montou um projeto com a estorinha dos Três Porquinhos, contou a estorinha, mostrou as gravuras e partindo daí deu início aos trabalhos levando as crianças a pensarem e criarem seus próprios trabalhos.
A professora orientou para que as crianças, no chão, montassem um trabalho coletivo das casinhas, buscando na rua graminhas, pauzinhos, pedrinhas e outros objetos para a construção das casinhas dos porquinhos.
Com isso trabalhou a sociabilidade e respeito, montando, com os alunos, uma casinha feita com caixas de leite, onde cada aluno teria que trazer algumas caixas vazias e limpas. Também trabalhou a limpeza, juntando sucatas e montando os móveis da casa, cada aluno montou os seus móveis, e assim trabalhou durante um mês. Fez brincadeiras todas direcionadas baseadas na estorinha e introduziu algumas músicas direcionadas.
Com recorte de revistas montaram os porquinhos, o lobo e as casinhas.
Também fizeram uma reprodução da estorinha com tinta têmpera, onde pintavam a parte que mais gostaram da estória.
Com formas geométricas em papel desenho, com linhas de lã ou barbantes montaram desenhos sobre o tema. Uso bolinhas de feitas de papel crepon para montar seu desenho e outros tipos de atividades, todas usando de Artes Visuais.
Esse trabalho ficou muito bom, e foi acolhido por toda escola que passou a trabalhar assim, pois com as atividades de artes visuais as crianças despertaram criatividade, pensamento e o interesse nas aulas, sem mais ter choro e brigas entre eles, e sem vontade de ir para casa.
Foi muito satisfatório. A diretora da escola levou o projeto para mostrar na UCS para suas colegas do pós em Pedagogia.
Infelizmente essa aluna se decepcionou com a educação e não trabalha mais em escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário